O que é WMS

WMS

WMS é a sigla de Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, parte importante de uma cadeia de suprimentos.

O sistema WMS fornece as diretivas inteligentes de picking,

Exemplos:

_ Ondas de separação. Isso permite que uma encomenda tenha inicio e fim dentro da mesma onda, independente da quantidade de posições ou localizações.

_Rotação dirigida de estoques. O sistema analisa o giro de estoque sugerindo ou atuando de forma automática o reendereçamento dos materiais , conforme histórico de movimentações, efetuando em simultâneo os cálculos de necessidade de reposição e informando de forma automática os estoques sem giro, conforme parâmetros pré definidos, otimizando a disposição de “put-away”, libertando espaços de prateleiras.

_Consolidação, cross-docking, gestão de lotes, shelf life entre outras ferramentas. São ferramentas básicas de qualquer WMS.

Uma empresa com sistema WMS reduz significativamente sua dependência de experiência ou gestão humana dos processos, uma vez que  a operação é realizada de forma automática.

É função básica de um WMS enxergar as pessoas, máquinas, equipamentos de movimentação ou apoio como recursos, buscando a otimização máxima dos mesmos na execução das tarefas planejadas.

Um exemplo é a montagem de recursos:

Opção 1 - Homem x coletor de dados

Opção 2 - Homem x coletor de dados x Empilhador frontal

O sistema se encarrega de identificar qual o melhor recurso para a tarefa, Opção 1 ou 2 e envia uma instrução ao coletor de dados com a tarefa a ser executada. Supondo que essa tarefa exija a movimentação de uma palete o sistema escolhe a Opção 2, enviando a mensagem para o coletor de dados do operador que deve aceitar a tarefa.O sistema regista o tempo entre a solicitação e o aceite da tarefa. Após aceitar a tarefa o sistema mede o tempo de execução da tarefa comparando com o histórico de operações semelhantes, para medir a produtividade do recurso alocado.

A principal tecnologia empregada no sistema WMS é a utilização de meios de Captura de dados com dispositivos móveis, código de barras, RFID e redes locais sem fio, para que possa monitorar melhor o fluxo de produtos e recursos.

Para o maior e melhor aproveitamento do sistema WMS é obrigatório a padronização e a qualidade da informação, inserida nos parâmetros do sistema, assim como a identificação dos códigos de barras, identificação dos meios de movimentação e endereços de armazenagem.

Centro de controle WMS, como um sistema de inteligência logística .Muitos dos processos são controlados remotamente e devem ser supervisionados de forma a identificar anomalias e correções durante a operação através de usuários chaves (Key users), também devem ser controlados os recursos disponíveis como coletores de dados que precisão de algum tipo de intervenção momentânea, troca de baterias é um exemplo.

O sistema permite ainda, de maneira muito sofisticada, os diversos tipos de inventario. Como exemplo, o inventario cíclico ou por ociosidade assim que o sistema deteta um recurso ocioso o próprio sistema já dispara uma tarefa de contagem, conforme parâmetros preestabelecidos.

Interfaces, o WMS sendo uma ferramenta logística trabalha de forma harmónica com as diversas ferramentas de mercado: ERPs, MRP, TMS, BI e diversos outros softwares de gestão e automação AGVs, Picking light e etc. Também desde 2007 muitos já integram as ferramentas de TMSe ( TMS embarcador ) essa ferramenta desenhada por mim em parceria com a Shytex para o grupo HS Leo Madeiras e Duratex e depois copiada e aprimorada por vários outros desenvolvedores com a ideia simples de gerir os fornecedores de transporte subcontratados.

Outro ponto forte do WMS está no agendamento e recebimento, controlando as janelas de descarga de forma automática em vários níveis, sendo um dos mais altos a disponibilidade via portal para que o fornecedor execute ele próprio o agendamento de suas descargas, também gere toda a conferência dos materiais em duas instâncias: conferencia documental de acordo com o pedido e conferência física de forma cega, evitando assim qualquer desvio.

 

 

Abastecimento de linhas de produção também é tratado via WMS, sendo o pedido de abastecimento gerado por parâmetros da produção ou solicitação do operador da produção, executando um novo pedido.

WMS gestão de embalagens e consumíveis.  O sistema também controla todos os consumíveis, sua disponibilidade, rastreabilidade, reutilização e fim de vida.

Exemplo paletes: controle de envio e retorno (Conta corrente).

As vantagens de implantação são obtidas no médio e longo prazo, o empenho de todos os envolvidos e a correta formação dos utilizadores, assim como a disponibilidade dos recursos, interferem de forma a agilizar os ganhos e os resultados obtidos.

As vantagens como target:

  • Aumento de capacidade.
  • Redução de custos e perdas
  • Fiabilidade dos estoques.
  • Organização e otimização dos espaços e recursos
  • Agilidade, qualidade percebida pelo cliente.

Um sistema WMS é a ferramenta mais importante e mais utilizada na logística devido a efetividade e seu foco de desenvolvimento e conhecimento, agregado durante anos por especialistas em grandes empresas de forma global.

 O WMS possui uma missão clara, gerenciar todos os processos logísticos de forma eficiente, levando em consideração cada modelo de negócio. Não existe uma receita pronta para a melhor implantação de um WMS, o que existe são boas praticas para que a implantação ocorra da melhor forma possível.

Cesar A. Tidei Filho

https://cesartidei.comunidades.net/